JOGO DA VERDADE - MAFÊ PROBST

mafe-probst



Antes de começar a falar da minha gêmea loira, quero explicar o que é que está acontecendo aqui.

Toda quarta-feira, religiosamente, vou convidar um escritor que admiro pra bater um papo respondendo algumas perguntas simples. A ideia é que vocês que me leem também possam conhecer as mentes brilhantes e lindas que eu admiro. Clichê? Com certeza, mas eu sou grata por conhecer tanta gente bacana e não poderia guardar isso só pra mim, né?

Para a nossa primeira semana eu não poderia escolher alguém além da Mafê, a quem devo este blog lindo e muitas outras ideias que construímos juntas. A conheci por indicação de uma leitora e – confesso – de cara não nos demos muito bem. Mas a vida tem um jeitinho engraçado de nos mostrar abrigo onde enxergamos confusão. Aos poucos fomos nos conhecendo melhor e hoje a chamo de amiga, com orgulho.

Além de parceira de Superela, O Amor É Brega e Existe Amor Por Todo Canto (que ela ajudou a fundar), Mafê é parceira pra vida toda e desejo, apenas, que nossos encontros sejam infinitos e os nossos abraços também. Vem conhecer e se apaixonar também?


♥ QUANDO COMEÇOU A ESCREVER E POR QUÊ?
Eu sempre gostei de escrever, desde pequena. Curtia demais fazer redação na escola. Mas comecei a escrever “publicamente” no final de dois mil e seis, quando um primo me convidou para entrar no mundo blogueiro e expor para todos aquilo que eu rascunhava em diários velhos e multicoloridos. Comecei tímida, mas peguei gosto e não larguei mais.


♥ QUAL TIPO DE TEXTO PREFERE ESCREVER E QUAL GOSTA DE LER?
Não tenho uma preferência para escrever... eu gosto de por para fora aquilo que tá acumulado do lado de dentro. Talvez a preferência seja por aquele texto que simplesmente sai, sem ter que pensar muito. Esses são os melhores. E gosto de ler de tudo um pouco, sobretudo sobre o amor, relacionamentos e diálogos – eu amo ler diálogos.


QUAIS OS AUTORES QUE MAIS LÊ E ADMIRA?
Essa pergunta é um pouco pegadinha, porque eu poderia começar a listar um monte de gente que eu admiro pra caramba e esquecer de outro tanto. Eu admiro demais os novos escritores. É preciso muita coragem para tentar se lançar em livro. Para não me prolongar demais, eu vou citar a Nanda Mello, um serumaninho lindo e loiro que tive o prazer de conhecer. Além de escrever divinamente bem, ela tem uma alma incrível! Abrangendo a pergunta, eu cito Marcus Zusak, autor de A menina que roubava livros e Eu sou o mensageiro, meus dois livros favoritos da vida.


♥ QUAL A SUA MAIOR FONTES DE INSPIRAÇÃO? HISTÓRIAS VIVIDAS OU APENAS FANTASIAS? MÚSICAS? 
Eu amo um clichê, então me soa favorável responder que tudo me inspira. Eu tive a oportunidade de fazer um curso de escrita com a Priscila Nicolielo e ela frisou tanto isso, que acabou por se tornar verdade para mim. Um bom escritor é um bom observador, e a gente tem muito a somar ao observar as nuances da rotina. Mas confesso (e espero que não espalhem), que em quase todos os textos tem muito de mim. São fantasias baseadas em sentimentos reais.


O QUE SINGIFICOU PARA VOCÊ PUBLICAR O LIVRO "SAUDADE EM PRETO E BRANCO"?
Foi uma libertação, no fim. Quando resolvi publicar o Saudade, selecionei os textos porque eles tinham uma aceitação incrível no blog e achei que seria lindo poder espalhar a história do Dan por aí. Foi mais que incrível! Eu vi tanto de mim nas pessoas e pude descobrir que a saudade é um sentimento universal; acho que consegui – sem querer, porque nunca foi o plano – fazer com que as pessoas olhassem para sua saudade doendo um pouco menos. Existe uma linha tênue que separa a dor dilacerada de um dorzinha bonita. Eu torço para que todos fiquem só com aquela dorzinha bonita. E sobre libertação... Depois que fiz da minha saudade a saudade de todos, calou aqui do lado de dentro. Passei a escrever muito menos para o Dan. Escrevi sobre esse ponto final aqui meses depois. E depois de três anos, tive só mais três textos. Acho que, enfim, descansamos em paz.



♥ Uma música: O anjo mais velho – O Teatro Mágico


♥ Um defeito: curiosidade excessiva (a culpa é do zodíaco, certeza)

♥ Uma qualidade: reza a lenda que sou prestativa

♥ Uma saudade: chocolate da turma da Mônica

♥ Um sonho: ser inteira.




BLOG |  FANPAGE  |  INSTAGRAM  |  PINTEREST  |  TWITTER

♥ ♥ 

9 comentários :

Postar um comentário

E aí, o que achou? :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...